quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sustentabilidade

Muito se fala hoje em sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e todos os modismos relacionados a este assunto. Se eu te perguntar o que siginifica sustentabilidade você saberá me explicar? ... Pela semântica, sustentabilidade é a qualidade do que é sustentável. Sustentável é algo que se mantém, se suporta, se sustenta. É possível ter um ambiente sustentável hoje em dia, com tanta interferência em todos os aspectos da natureza?
No meu entender a palavra sustentabilidade é o novo meio de definir a proteção ao meio ambiente, o cuidado com a natureza, a consciência ecológica, mas num âmbito maior.  Pela definição da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, "Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro" (in www.wwf.org.br ).
Seguindo meu pensamento, o que eu quero dizer quando falo em um âmbito mais amplo é que abrange todos, numa luta que sempre existiu. Foi preciso chegarmos ao século XXI, após muita exploração e desenvolvimento sem controle, para o mundo perceber que precisamos de uma palavra nova para descrever atitudes tão básicas.
Fui educada para respeitar os animais, para comer saudavelmente, para respeitar os mais velhos; economizar água, luz, papel, dinheiro e não desperdiçar comida. Tudo passa pela educação. É o que falta no mundo hoje.
Na última geração houve um lapso de sabedoria, de comprometimento com a vida, reinou a tecnologia. Agora, lançam novos termos, preocupados que estão em proteger o futuro, porque sabem que os estragos já estão feitos. Agora perceberam que as sacolas ideais são as de pano - minha avó já as tecia em crochê com saquinhos de leite cortados em tira. Alguém disse a ela, nos idos anos 70 que isso era sustentabilidade? Não! Isso era instinto, consciência, nobreza de espírito.
Vivemos todos na mesma Terra e não sabemos quantas vezes teremos que voltar até alcançar a perfeição. Se continuarmos com os mesmos maus hábitos, não haverá mais Terra para  tantas vidas.

Angela, Bióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário