sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aprendendo com quem sabe

Para escrever é preciso, antes de tudo, ler. Ler saboreando, ler entendendo, ler entrando nas palavras. Eu leio por gosto e vontade, mas se estou sem vontade, a leitura não flui. Aprendi a ler com grandes escritores, com livros dos quais lembro sempre antigos, com cheiro de velhos, amarelados. Coloco aqui um trecho que um grande professor para quem quer saber escrever, cujos romances/contos me transportaram pela minha adolescência ao mundo acolhedor da leitura e incitaram meu gosto pela escrita: Machado de Assis. As linhas que reproduzo aqui são de "Dom Casmurro" que estou relendo e me encantando, do capítulo XXXII, onde ele descreve os famosos olhos de ressaca de Capitu. Trata-se da ressaca do mar e não da ressaca de quem bebeu demais e secou de tanto álcool, como muitos poderiam supor. Leiam e percebam, se conseguirem, a poética do bem escrever.
"Retórica dos namorados dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu... Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá a ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário